Criando Formulários Utilizando NTIC's

       Os princípios da Educação Estatística propõem uma educação afinada com o que consta no Art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): formar para a cidadania, preparar para o mundo do trabalho, para o aprendizado permanente e para os estudos posteriores. Tem ainda, contribuições para a formação Interdimensional, como proposto nas diretrizes do programa ensino integral da rede estadual de São Paulo. Consta neste documento que a Educação Interdimensional representa a busca da integração entre as diferentes dimensões constitutivas do ser humano nos processos formativos que ele vivencia na escola.
Apesar das fortes recomendações de contextualização e produção de dados reais, muitas vezes essa prática é deixada de lado pelo professor. Fatores como: tempo fragmentado de aula, hoje cada aula tem duração média de 45 a 50 minutos; falta de oportunidade e disponibilidade dos alunos se encontrarem depois do horário de aula, muitos trabalham ou em grandes centros urbanos temos o problema da distância; dificuldade em sair para coletar dados. São realidades encontradas em sala de aula e que colaboram para a escolha do professor por utilizar dados prontos, encontrados em livros e apostilas para o ensino de Estatística.
Propor uma atividade de pesquisa e coleta de dados não é uma coisa simples. Envolve separar os alunos em grupos, motiva-los a levantar questionamentos pertinentes ao tema proposto, e a decisão de como será feita a coleta dos dados. É importante saber usar a tecnologia a nosso favor.
Em geral, os adolescentes estão acostumados a participar de fóruns, redes sociais como Facebook, Google+, Instagram, Linkedin, entre outros e a se comunicarem pela internet utilizando WhatsApp, Messenger... A escola tende a marginalizar este tipo de atividade ao invés de utiliza-la a seu favor. Trazer a utilização dos recursos tecnológicos para sala de aula é uma maneira de mobilizar os conhecimentos à realidade do aluno.
 Com a popularização dos recursos tecnológicos como, computadores, celulares e maior acesso à internet, a utilização desses recursos se torna mais frequente na sociedade e no mundo do trabalho. O objetivo de se produzir um conhecimento efetivo e de significado, conforme descrito no PCN pode ser potencializado se incluirmos o uso de tecnologia nas práticas pedagógicas em sala de aula.

A Web tem se caracterizado por um conjunto de serviços online que potencializam formas de publicação, cooperação e organização da informação, construindo diferenciados espaços de interação humana. Essa contemporânea interface que se convencionou chamar de Web 2.0, tem ampliado possibilidades de compartilhamento e autoria, inaugurando uma nova era na história da tecnologia computacional. (SANTAROSA; CONFORTO; BASSO, 2013. p.1)

Conforme Mansur et al. (2010) define, o conceito computação em nuvens “representa um novo paradigma em relação a infraestrutura, armazenamento e processamento de dados computacionais”.p.1.
Para simplificar a ideia, é uma maneira de potencializar os recursos computacionais visto que, as aplicações não são processadas nem armazenas em um único computador. Estas ações acontecem na nuvem, uma rede de computadores que distribui o poder de processamento. Além disso, elas podem ser compartilhadas por mais de um usuário autorizado.
Desde 2013, a rede estadual de educação de São Paulo firmou uma parceria com o Google onde disponibiliza para todos, professores, alunos e funcionários, ferramentas que estão inseridas no Google Drive. O acesso a estas ferramentas é feito através de uma conta personalizada no Google.
O Google Drive é um serviço de disco virtual oferecido pelo Google, que permite o armazenamento de arquivos na nuvem do Google e oferece diversas aplicações como editores de textos, de planilhas, de desenho, etc. Como é um serviço virtual, é compatível com diversos aparelhos (computadores, celulares, videogames) e ainda, todos os documentos criados/armazenados no drive, podem ser compartilhados por diversos usuários permitindo a edição. Isto permite a criação coletiva, que é o que se espera de um trabalho em grupo numa sala de aula.
A aplicação Google Formulários é uma das ferramentas que pertence ao Google Drive. Assim como as outras aplicações, é acessada pela conta Gmail. Esta aplicação facilita a criação de formulários, pois já traz um design pré-elaborado sendo de fácil edição.
Como o formulário fica armazenado na nuvem, pode ser editado de qualquer lugar e por mais de um usuário possibilitando a criação coletiva, favorecendo os trabalhos em grupo sem a necessidade de o grupo estar no mesmo local. A atualização é em tempo real para todos os usuários com acesso ao documento.
Depois do formulário elaborado existe a possibilidade de enviar um link de acesso para ser respondido, por e-mail, whatsApp, ou até mesmo ser disponibilizado no Facebook. Isso abre possibilidades para criação de grupos de interesse, facilidade em aumentar a quantidade de amostras, agilidade na coleta.
Os dados coletados também ficam armazenados na nuvem do Google, o que também facilita sua manipulação por mais de um aluno, no mesmo conjunto de dados ou a divisão de tarefas num mesmo arquivo.
    O Link abaixo fornece mais informações sobre como criar um formulário digital utilizando a ferramenta Google Fomulário.


Autor: Ricardo Farias

autoras: Eveline Silva
Diva Valério Novaes
Referências

MANSUR, Andre Fernando Uebe et al. Novos rumos para a Informática na Educação pelo uso da Computação em Nuvem (Cloud Education): Um estudo de Caso do Google Apps. Campos dos Goytacazes: S, 2010.p. 9  Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/259997373_Novos_rumos_para_a_Informatica_na_Educacao_pelo_uso_da_Computacao_em_Nuvem_Cloud_Education_Um_estudo_de_Caso_do_Google_Apps_New_directions_for_Computers_in_Education_when_using_Cloud_Computing_Cloud_E?enrichId=rgreq-047d940318c63907d75c0ece5e4c092a-XXX&enrichSource=Y292ZXJQYWdlOzI1OTk5NzM3MztBUzo5OTIxMjc0NjI5NzM1N0AxNDAwNjY1NTcwNjA2&el=1_x_2&_esc=publicationCoverPdf>. Acesso em: 29 maio 2017

SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; BASSO, Lourenço de Oliveira. Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s.l.], v. 21, n. 01, p.121-132, 5 ago. 2013. Comissao Especial de Informatica na Educacao. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.121.

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