Uma Abordagem Transdisciplinar entre a Educação Estatística e a Educação Socioemocional

Este trabalho parte de uma inquietação profissional, em perceber o professor, independente da disciplina que ele atue, como um desenvolvedor de pessoas, e, este desenvolvimento deve dar-se de maneira integral, promovendo não apenas as habilidades técnicas pertinentes à disciplina, como também habilidades para uma convivência social. 
Trata-se da realização de uma pesquisa Estatística, por parte dos alunos do grupo, na população de alunos do turno da manhã de sua escola.
A atividade proposta foi aplicada em uma escola da rede estadual de São Paulo localizada na Zona Sul da cidade com um grupo de cinco alunos do terceiro ano do ensino médio. A pesquisa realizou-se a partir de um projeto já existente na escola participante, em que os alunos do terceiro ano do ensino médio devem elaborar um trabalho de conclusão de curso como parte de avaliação. Teve a duração de um ano letivo.
O tema sugerido pela professora orientadora para a pesquisa dos alunos foi: “A Influência do celular no cotidiano dos jovens”.
O objetivo do trabalho é utilizar a educação estatística para auxiliar os alunos na reflexão que favorece a tomada de decisão responsável quanto ao uso do celular no seu dia a dia e em como eles administram o tempo em suas vidas. 
As habilidades estatísticas que procuramos verificar o desenvolvimento são aquelas descritas no PCN+ referente ao Tema 3: Análise de dados - Estatística: descrição de dados; representações gráficas; análise de dados: médias, moda e mediana, variância e desvio padrão:

· Identificar formas adequadas para descrever e representar dados numéricos e informações de natureza social, econômica, política, científico-tecnológica ou abstrata.
· Ler e interpretar dados e informações de caráter estatístico apresentados em diferentes linguagens e representações, na mídia ou em outros textos e meios de comunicação.
· Obter médias e avaliar desvios de conjuntos de dados ou informações de diferentes naturezas.
· Compreender e emitir juízos sobre informações estatísticas de natureza social, econômica, política ou científica apresentadas em textos, notícias, propagandas, censos, pesquisas e outros meios. (127)

A aprendizagem socioemocional é definida pelo grupo CASEL (2015) como sendo um “processo através do qual crianças e adultos adquirem e aplicam eficazmente os conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para compreender e gerir emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos e tomar decisões responsáveis”.
  • Autoconhecimento: capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções e pensamentos e sua influência sobre o comportamento;
  • Autogestão: capacidade de regular as emoções, pensamentos e comportamentos de forma eficaz em situações diferentes; 
  • Consciência Social: capacidade de assumir uma perspectiva de empatia com os outros;
  • Habilidades de relacionamento: capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos;
  • Tomada de decisão responsável: capacidade de fazer escolhas construtivas e respeitosas sobre o comportamento pessoal e interações sociais;

Para este trabalho, a análise e interpretação é a ponte que faz a ligação entre os conceitos estatísticos técnicos e a educação socioemocional. optamos pela estratégia da Integração com as áreas do currículo acadêmico, propondo uma investigação estatística onde o contexto permite estimular desenvolvimento social e emocional dos alunos. Este tipo de abordagem transdisciplinar é uma das propostas descritas pelo CASEL.
Para desenvolver competências estatísticas Novaes (2011) afirma que é preciso propor situações onde os estudantes possam utilizar as ideias estatísticas em diferentes níveis.
                                   
[...] o primeiro nível se caracteriza pelo entendimento da terminologia e identificação de cada característica dentro do contexto do problema. No nível seguinte, o aluno pode ser convidado a descrever seus resultados e produzir dados sobre um estudo semelhante; em seguida, avaliar o estudo, envolvendo um pensamento crítico. Finalmente, pode ser convidado a comunicar esses resultados aos colegas.  (NOVAES, 2011 p.22)

Nosso contexto, “O Uso do Celular”, propõe situações onde o aluno é convidado a pensar sobre questões que envolvem sentimentos, reflexões de suas atitudes perante a situação proposta.  É a partir dessas reflexões, que faz parte da metodologia de ensino aprendizagem da educação estatística proposta que buscaremos desenvolver a educação socioemocional.

autoras: Eveline Silva
Diva Valério Novaes
Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL). (2015).

NOVAES, Diva Valério. Concepções de professores da Educação Básica sobre variabilidade estatística. 2011. 205 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

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