Educação Estatística na Educação Básica.
A
sociedade atual vem sendo descrita como a “Sociedade
da Informação” (BRASIL,2002). Todo cidadão tem contato com diversos tipos
de informações, de diversos meios de comunicação, e entre elas destacam-se as
informações estatísticas.
As informações estatísticas podem
aparecer como tabelas, gráficos ou simplesmente em forma de textos com as
informações apresentadas em linguagem matemática. A estatística é uma maneira única de entender e representar o mundo em
que vivemos através de dados. Saber
ler e interpretar esse tipo de informação é essencial para se posicionar na
sociedade atual.
Para
conseguir compreender, e ser crítico diante das informações apresentadas, é
fundamental o ensino de estatística na educação básica. O
conteúdo de estatística tornou-se obrigatório na educação básica por meio dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN1, 1997) do ensino fundamental em 1997, e do ensino
médio em 1999 (PCN2, 1999) com a denominação de tratamento da informação, nas
aulas de matemática.
Apesar de estar inserido no currículo de matemática, adquirir noções de
Estatística vai muito além da habilidade de fazer cálculos matemáticos de medidas
como média, mediana, desvio-padrão entre outros. As habilidades estatísticas envolvem o entendimento do conceito de variabilidade, e o processo de tomada de decisões a partir dos dados.
Desenvolver essas habilidades demandam do professor de matemática uma metodologia diferenciada da tradicional (quadro e giz), onde o ensino de desenvolve de maneira unidirecional (professor => aluno). Neste sentido, concordamos com Barbosa, Velasque e
Silva (2016) que este é um dos motivos que leva alguns professores a deixar de abordar o conteúdo em sala de aula.
A Educação Estatística demanda aulas mais interativas, onde o aluno tenha a oportunidade de estar mais envolvido com o desenvolvimento do conhecimento. E uma das abordagens metodológicas que permitem este envolvimento é a abordagem da Estatística Investigativa.
Nos próximos artigos, falaremos mais sobre a Estatística Investigativa e propostas para auxiliar o professor a desenvolver a metodologia em sala de aula.
Nos próximos artigos, falaremos mais sobre a Estatística Investigativa e propostas para auxiliar o professor a desenvolver a metodologia em sala de aula.
autora: Eveline Silva
Referências
BRASIL, Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002.
______. PCN1: Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental, 1997. Disponível em: <https://goo.gl/KjFQQ0>. ______. PCN2: Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio, 1999. Disponível em: <https://goo.gl/FsSQ1y>.
BARBOSA,
Maria Tereza Serrano; VELASQUE, Luciane de Souza; SILVA, Alexandre Sousa da. O
LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM TUTORIAL
METODOLÓGICO. Vidya,
Santa Maria, v. 36, n. 2, p.397-408, jul. 2016. Semestral.
Parabéns Eveline! Muito bom!
ResponderExcluirObrigada Mario.
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ResponderExcluirMeus parabéns, Eveline, belo trabalho!
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