Por que Educação Socioemocional nas salas de aulas?
O ser humano é um ser complexo. Complexo em seus pensamentos e emoções,
que vive e se realiza em sociedade. As interações sociais estão cada vez mais complexas e velozes. As
informações circulam rapidamente pelas redes sociais e se espalham sem considerar as fronteiras e limites territoriais. As pessoas se deslocam de maneira rápida com ajuda de
carros, motos, trens, aviões. O céu não é mais o limite, pois temos missões
tripuladas ao espaço. Profundidades também não representam barreiras
intransponíveis com a presença de submarinos de alta profundidade.
A sociedade atual se encontra num alto grau de desenvolvimento
tecnológico e este processo não para. Isso nos leva a pensar:
“Será que esse grau de desenvolvimento ocorreu em todas as faces do ser humano?”
[...]é a cultura e a sociedade que garantem a realização dos indivíduos,
e são as interações entre indivíduos que permitem a perpetuação da cultura e a
auto-organização da sociedade. (MORIN, 2002, p.54)
Alguns
fatos observados nas escolas nos levam a refletir sobre como está o desenvolvimento das nossas habilidades para a convivência social. Agressões físicas e verbais
entre os alunos, entre alunos e professores; casos de bullying; destruição dos
materiais e prédios escolares; casos de preconceitos de diversos tipos.
Todo esse progresso e a
velocidade com que ocorre, nos faz voltar as atenções para o preparo do cidadão que
irá viver, se relacionar e continuar a desenvolver essa sociedade mutante. Com as distâncias encurtadas pelas tecnologias e o mundo cada vez mais globalizado,
aprender a conviver, respeitar a diferenças, trabalhar em equipe, ter
pensamento crítico e saber lidar com desafios, são algumas das exigências
feitas pela sociedade atual.
Discutir a inclusão da educação socioemocional na escola, é uma discussão sobre incluir no plano
pedagógico outros fatores inerentes à condição humana além dos quais
já estão priorizados dentro das ciências e da tecnologia. Uma oportunidade para desenvolver valores e atitudes entre
alunos que possam facilitar a cooperação e promover a transformação social.
A função da escola vai muito além da transmissão do conhecimento, pois é urgente e necessário fortalecer muitas e variadas competências nas nossas crianças e jovens, que lhe possibilitem construir uma vida produtiva e feliz em uma sociedade marcada pela velocidade das mudanças.
ABED, 2014, p.14).
O trabalho contido neste blog é fruto de uma proposta de incluir a educação socioemocional nas aulas de matemática. Mais precisamente nas aulas de estatística. Esta proposta parte do pressuposto que o currículo escolar organizado em disciplinas, como é proposto atualmente, já se encontra muito fragmentado. E esta fragmentação dificulta a relação dos saberes aprendidos na escola e sua aplicação na sociedade em que vivemos. Sobre este afastamento, Morin (2002) relata a dificuldade,
cada vez mais presente na educação, de organizar e articular as informações
percebendo e concebendo o Contexto Global.
A esse problema universal confronta-se a educação do futuro,
pois existe inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre, de um lado
os saberes desunidos, divididos, compartimentados e, de outro lado, as
realidades e os problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais,
multidimensionais, transnacionais, globais e planetários. (MORIN, 2002, p.35-36)
Nossa proposta consiste em promover a educação estatística, que já está incluída no currículo de matemática, envolvendo de maneira transversal em situações problemas onde o aluno consiga, desenvolver e mobilizar o conhecimento
acadêmico, em temas que promovam o desenvolvimento socioemocional do estudante.
Neste blog, entendemos que desenvolver a Educação Socioemocional dentro da sala de aula, consiste em proporcionar situações onde o aluno possa se conhecer, aprender a lidar com autocontrole, trabalhar em equipe, desenvolver confiança e estimular sua criatividade.
Nos próximos artigos, discutiremos mais sobre a Educação Socioemocional de maneira transversal nas aulas de Estatística Investigativa e propostas para auxiliar o professor a desenvolver a metodologia em sala de aula.
Referência
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 6. ed. S: Cortez Editora, 2002
Neste blog, entendemos que desenvolver a Educação Socioemocional dentro da sala de aula, consiste em proporcionar situações onde o aluno possa se conhecer, aprender a lidar com autocontrole, trabalhar em equipe, desenvolver confiança e estimular sua criatividade.
Nos próximos artigos, discutiremos mais sobre a Educação Socioemocional de maneira transversal nas aulas de Estatística Investigativa e propostas para auxiliar o professor a desenvolver a metodologia em sala de aula.
autora: Eveline Silva
Referência
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 6. ed. S: Cortez Editora, 2002
ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento
das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso
escolar de alunos da educação básica. São Paulo: 2014.
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