Por que Educação Socioemocional nas salas de aulas?



O ser humano é um ser complexo. Complexo em seus pensamentos e emoções, que vive e se realiza em sociedade. As interações sociais estão cada vez mais complexas e velozes. As informações circulam rapidamente pelas redes sociais e se espalham sem considerar as fronteiras e limites territoriaisAs pessoas se deslocam de maneira rápida com ajuda de carros, motos, trens, aviões. O céu não é mais o limite, pois temos missões tripuladas ao espaço. Profundidades também não representam barreiras intransponíveis com a presença de submarinos de alta profundidade. 

A sociedade atual se encontra num alto grau de desenvolvimento tecnológico e este processo não para. Isso nos leva a pensar:
“Será que esse grau de desenvolvimento ocorreu em todas as faces do ser humano?”

[...]é a cultura e a sociedade que garantem a realização dos indivíduos, e são as interações entre indivíduos que permitem a perpetuação da cultura e a auto-organização da sociedade. (MORIN, 2002, p.54)

Alguns fatos observados nas escolas nos levam a refletir sobre como está o desenvolvimento das nossas habilidades para a convivência social. Agressões físicas e verbais entre os alunos, entre alunos e professores; casos de bullying; destruição dos materiais e prédios escolares; casos de preconceitos de diversos tipos. 

Todo esse progresso e a velocidade com que ocorre, nos faz voltar as atenções para o preparo do cidadão que irá viver, se relacionar e continuar a desenvolver essa sociedade mutante. Com as distâncias encurtadas pelas tecnologias e o mundo cada vez mais globalizado, aprender a conviver, respeitar a diferenças, trabalhar em equipe, ter pensamento crítico e saber lidar com desafios, são algumas das exigências feitas pela sociedade atual.


Discutir a inclusão da educação socioemocional na escola, é uma discussão sobre incluir no plano pedagógico outros fatores inerentes à condição humana além dos quais já estão priorizados dentro das ciências e da tecnologia. Uma oportunidade para desenvolver valores e atitudes entre alunos que possam facilitar a cooperação e promover a transformação social

A função da escola vai muito além da transmissão do conhecimento, pois é urgente e necessário fortalecer muitas e variadas competências nas nossas crianças e jovens, que lhe possibilitem construir uma vida produtiva e feliz em uma sociedade marcada pela velocidade das mudanças. ABED, 2014, p.14).

O trabalho contido neste blog é fruto de uma proposta de incluir a educação socioemocional nas aulas de matemática. Mais precisamente nas aulas de estatística. Esta proposta parte do pressuposto que o currículo escolar organizado em disciplinas, como é proposto atualmente, já se encontra muito fragmentado. E esta fragmentação dificulta a relação dos saberes aprendidos na escola e sua aplicação na sociedade em que vivemos. Sobre este afastamento, Morin (2002) relata a dificuldade, cada vez mais presente na educação, de organizar e articular as informações percebendo e concebendo o Contexto Global. 


A esse problema universal confronta-se a educação do futuro, pois existe inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre, de um lado os saberes desunidos, divididos, compartimentados e, de outro lado, as realidades e os problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais e planetários. (MORIN, 2002, p.35-36)
Nossa proposta consiste em promover a educação estatística, que já está incluída no currículo de matemática, envolvendo de maneira transversal em situações problemas onde o aluno consiga, desenvolver e mobilizar o conhecimento acadêmico, em temas que promovam o desenvolvimento socioemocional do estudante. 

Neste blog, entendemos que desenvolver a Educação Socioemocional dentro da sala de aula, consiste em proporcionar situações onde o aluno possa se conhecer, aprender a lidar com autocontrole, trabalhar em equipe, desenvolver confiança e estimular sua criatividade.

Nos próximos artigos, discutiremos mais sobre a Educação Socioemocional de maneira transversal nas aulas de Estatística Investigativa e propostas para auxiliar o professor a desenvolver a metodologia em sala de aula.


autora: Eveline Silva

Referência

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 6. ed. S: Cortez Editora, 2002

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: 2014.


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